top of page

Quilombolas

Mulheres negras da Vila de Fátima em Coronel Xavier Chaves – MG

Religiosidade, atividades artístico-culturais, consciência

Nesse livro, destaco as realizações artístico-culturais das mulheres quilombolas de Coronel Xavier Chaves - MG, reunidas numa associação denominada COSNEC (Grupo de Consciência Negra Coronel Xavier Chaves) que buscam o perpetuamento, a divulgação e a cultura do negro pelas manifestações culturais, visando a manutenção de uma tradição religiosa e popular.

Tais ações ressignificam, no presente, os valores dos seus antepassados escravos e a valorização da mulher.

Os integrantes se organizam em sua estrutura e atividades pelas suas manifestações artísticas: as danças do maculelê e do bate-paus, as heranças congadeiras, e a realização da Missa Inculturada, mesmo que na prática haja a integração com outras manifestações culturais.

Você pode adquirir esse livro acessando o link:

https://loja.uiclap.com/titulo/ua12818

Coral de Lavadeiras de Almenara

Sagrado - Tradição - Contemporaneidade

Coral de Lavadeiras de Almenara.jpg
Coral de Lavadeiras de Almenara cp.jpg

O Coral das Lavadeiras de Almenara é constituído por mulheres que, a partir de suas heranças ligadas à cultura e ao catolicismo popular, iniciaram seu percurso musical junto com o coordenador e músico Carlos Farias. As canções apresentadas são de domínio público, com fortes influências da religiosidade popular e também de compositores regionais registradas em três CDs: Batukim Brasileiro (2002), Aqua (2005) e Devoção (2013).

O período de existência do Coral

foi permeado pelos espetáculos que apresentam três momentos: a oficina Conversa de Lavadeiras, o Ritual de Benção das Águas e o Show. O percurso realizado pelo Coral, a partir da sua oficialização em 1991, contém a vivência dos elementos locais característicos do grupo e que estão vinculados à questão midiática na contemporaneidade.

A vivência do sagrado juntamente com elementos da tradição

em novos contextos, associados às negociações midiáticas, mostram dicotomias, entraves que se dão por entre avanços e novas expectativas, além de contribuírem para as transformações e entrelaces que o Coral das Lavadeiras Cantoras vivência em sua tradição e identidades próprias. Essas se mostram fiéis às origens, mas abertas a renovação através de seus percursos que se realizam por meio das manifestações estéticas mediadas pela música de domínio público e inseridas no contexto da religiosidade popular. Tais elementos indentitários formam um desenho peculiar através dos fazeres musicais e da devoção envolta pelo sincretismo, que constrói a vida artística do Coral em sua estética e performance.

A história do grupo, que se movimenta desde 1991,

mostra sua face peculiar, suas transformações e seus valores.

Para quem se interessar por essa leitura, pode adquirir o livro através do link:

https://loja.uiclap.com/titulo/ua16180

bottom of page